terça-feira, 16 de agosto de 2011
Método Paulo Freire
Não é possível se falar da compreensão de educação de Paulo Freire sem nos referirmos e nos determos numa parte intrínseca dela: o seu “Método de Alfabetização”. Esse vai além da simples alfabetização. Propõe e estimula a inserção do adulto iletrado no seu contexto social e político, na sua realidade, promovendo o despertar para a cidadania plena e transformação social. É a leitura da palavra, proporcionando a leitura do mundo. Suas idéias nasceram no contexto do Nordeste brasileiro a partir da década de 1950, onde metade dos seus 30 milhões de habitantes eram analfabetos, com predomínio do colonialismo e todas as vivências impostas por uma realidade de opressão, imposição, limitações e muitas necessidades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá colegas que tal compartilharmos um pouco sobre o método de alfabetização de Paulo Freire que influencia fortimente em algumas realidades, "promovendo o despertar para a cidadania plena e transformação social".
ResponderExcluirÉ verdade o aluno precisa ser incentivado e atraído através de uma boa prática por parte do professor, para que ele tenha uma boa aprendizagem e bom desenvolvimento durante seu processo educativo e possa ampliar seus conhecimentos diante da sociedade.
ResponderExcluir